Pesquisa Nacional Sobre Práticas Pedagógicas em Redação – Edição Especial Ensino Remoto

Chegamos à terceira edição da Pesquisa Nacional Sobre Práticas Pedagógicas em Redação. Após os resultados de 2018 e 2019, sua instituição é nossa convidada para a Edição Especial Ensino Remoto, que estará adaptada ao contexto trazido pela pandemia.


A pesquisa contém duas fases: na primeira, as instituições escolares aplicarão um diagnóstico gratuito para os estudantes do Ensino Médio (até 120 alunos), por meio da Plataforma Redigir. O diagnóstico prevê:


  • a realização de um simulado de Redação (modelo Enem);


  • o acesso ILIMITADO à Plataforma, em seus dois ambientes virtuais, AVA e AVR, para alunos e professores;


  • a entrega de um relatório diagnóstico final, feito em comparação com os resultados dos microdados Enem.


Na segunda fase, cada escola responderá a um formulário sobre práticas pedagógicas em Redação, formando a base de informações para validarmos as práticas mais comuns e eficazes.


Dessa forma, além de participar da pesquisa, sua escola poderá conhecer melhor a Plataforma Redigir e ainda atender às últimas resoluções do CNE, que recomendam a avaliação diagnóstica antes da retomada de atividades presenciais.


Para participar,* acesse aqui e preencha os dados solicitados. Retornaremos em até 48h.

Aplicação do simulado até 31/03/2021




A PLATAFORMA REDIGIR disponibilizará gratuitamente um simulado de redação ENEM para até 120 alunos do EM. A escola tem autonomia de calendário e poderá realizar a aplicação remota ou presencialmente até 31/03/2021.

Os ALUNOS farão as atividades e enviarão as redações para o sistema de correção por meio do App da Plataforma Redigir, de acordo com o calendário definido pela escola.







As correções das redações serão realizadas pela equipe da Plataforma Redigir em até 14 dias, e os resultados serão disponibilizados tanto para o estudante quanto para os professores e gestores, pelo Ambiente Virtual de Resultados.

O texto corrigido é enviado ao ALUNO, com as marcações feitas pelo corretor, as quais estão relacionadas a materiais de apoio indicados ao estudante, personalizadamente. São listas de exercício, videoaulas e materiais teóricos com foco nas dificuldades individuais identificadas no processo de correção. Para as escolas, além do acesso ao Ambiente Virtual de Resultados, elas ainda receberão um exclusivo relatório comparativo com os microdados Enem 2019.


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