A 19ª edição do Enem trouxe aos candidatos um tema de redação inusitado: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.
Sem dúvida, o Ministério da Educação recorreu à metalinguagem para conhecer, dos 6,7 milhões de candidatos inscritos, não só o posicionamento crítico, mas também, e principalmente, as sugestões para a efetiva intervenção para a inclusão da pessoa deficiente auditiva em sala de aula e, consequentemente, em sociedade. Um desafio e tanto!
O tema levou 53 candidatos à Nota 1000, entre os quais Rayane Drumond Mol, aluna da Plataforma Redigir em 2017, hoje universitária do curso de Medicina da UEMG.
“Do lado de cá, eu digo aos colegas que sou muito agradecida à Plataforma Redigir. A correção detalhada, realmente, atende às necessidades dos alunos, dá pra perceber, em cada texto corrigido, o que falta pra chegar à Nota 1000. E eu cheguei! As marcações, por competência, são eficientes, dá pra gente saber exatamente o que errou, dá pra saber como acertar, e o melhor de tudo é que tem uma quantidade imensa de temas, de material de apoio, de exercícios, e os links ficam à disposição. A Plataforma é muito eficiente, os professores são maravilhosos! As estratégias, a assessoria, as críticas são perfeitas! Valeu, pessoal da Redigir!”
A dissertação da aluna pode ser conhecida clicando no botão vermelho. Em seguida, a análise feita pelos professores da Plataforma Redigir, unânimes em reconhecer: de fato, a dissertação da Rayane mereceu a Nota 1000.